domingo, 1 de junho de 2008

ENTREVISTA COM COORDENADORA DO SELO UNICEF MARILENE MOTA: "Trabalhar pela melhoria da qualidade de vida deve ser uma constante"



O selo UNICEF é um projeto internacional aplicado em países da América Latina com o objetivo de promover e garantir a melhoria da qualidade de vida nos munícipios, em especial, da criança e do adolescente. O município que conseguir o índice de qualidade de vida exigido pelo projeto, recebe o selo, que significa mais oportunidades de recursos e reconhecimento dessa comunidade. A coordenadora do projeto em Campo Maior, a pedagoga Marilene Mota, está trabalhando desde novembro de 2007 com o objetivo de trazer o selo para o município.Veja na entrevista com ela como vem sendo desenvolvido o projeto.
Blog- Como vem sendo feito esse trabalho?
Coordenadora - Em parceria com as secretarias municipais, sociedade civil, mobilizadores e GTs (Grupos de Trabalho) formados por adolescentes. Esse trabalho envolve os cinco eixos: "Educação para a convivência no Semi-árido", "Cultura e Identidade afro-indígena brasileira", "Participação Política de Adolescentes e Orçamento Público", "Saúde e Prevenção nas escolas- DST/AIDS" e "Esporte e Cidadania". Este último realizou, em parceria com o SESC, o "Dia do Desafio" em Campo Maior, do qual saímos vencedores.
Blog - Que tipos de atividades vocês desenvolvem para melhorar realmente a qualidade de vida do campo-maiorense?
Coordenadora - Realizamos oficinas de capacitação de jovens e educadores, envolvidos na execução das atividades. Esses grupos capacitados vão para o campo de trabalho, que inclui escolas e comunidades, e aplicam seus conhecimentos. Exemplo: Dentro das escolas particulares e públicas foram realizadas palestras sobre a importância do cadastramento eleitoral e do voto consciente.
Blog - A questão da Saúde é muito importante para a qualidade de vida. O quê já foi realizado nessa àrea?
Coordenadora: Já realizamos palestras , em parceria Educação/Saúde, nas escolas sobre a prevenção e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis, em especial a AIDS,gravidez e aborto na adolescência. Estamos trabalhando junto aso Educadores para que os mesmos conscientizem os alunos e envolvam também os pais nessa discussão para que a prevenção seja permanente e efetiva, envolvendo todos que fazem parte do universo da criança e do adolescente.
Blog - Qual a maior dificuldade nesse trabalho preventivo?
Coordenadora - Conseguir a participação dos pais.
Blog - Você já sentiu algum resultado?
Coordenadora - Sim. Vencer o "Dia do Desafio" foi a prova de que já existe uma certa conscientização e envolvimento de todos nesse trabalho de melhorar nossa qualidade de vida.
Blog - Que outros trabalhos estão em andamento?
Coordenadora - No eixo "Participação Politica" está sendo ensaiada uma peça de teatro com contexto político, representada por adolescentes. No eixo "Cultura e Indentidade Afro-Indígena está sendo feito pesquisa de campo para descobrir as origens de grupos de quilombolas e indígenas e será realizada uma feira cultural como uma forma de resgatar a cultura e produção dos mesmos. No eixo "Educação para Convivência no Semi-árido" está sendo feita tambémm uma pesquisa para que a criança e adolescentes conheçam as condições de vida e aprendam a viver melhor no semi-árido.
Blog - Quando se encerra esse trabalho?
Coordeandora - No final de novembro tem a premiação de reconhecimento da qualidade de vida dos municípios envolvidos nesse projeto. No entanto, eu gostaria de ressaltar que esse trabalho deve ser uma constante na nossa sociedade, pois melhorar a qualidade de vida é vital para nossa sobreviència.

Assessoria de Imprensa do projeto "Selo UNICEF"

Nenhum comentário: